Fernando Pimentel autoriza o início das ações para eletrificação na comunidade do Glória, em Uberlândia

Área ganhará obras de infraestrutura e cerca de 15 mil pessoas que vivem em ocupação urbana serão beneficiadas com a medida

O governador Fernando Pimentel anunciou, ontem, o início das obras para regularização das instalações elétricas na Comunidade do Glória, em Uberlândia, Território Triângulo Norte. A medida beneficia mais de 15 mil pessoas que vivem na ocupação, em moradias que contam com ligações clandestinas de água e energia elétrica, além de o esgoto ser despejado em fossas construídas pelos próprios moradores.

Pimentel ressaltou a importância de garantir moradia digna a todos os cidadãos. "Todo brasileiro e toda brasileira tem direito a uma casa digna, à moradia, condições de habitação digna com água, luz, transporte coletivo, coleta de lixo. Não tem motivo para nenhum cidadão ou cidadã, do nosso Estado ou do nosso País, não ter acesso a esse mínimo, que todo mundo deve ter", afirmou.

A iniciativa é uma parceria entre a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Habitação do Estado (Cohab-MG), e faz parte do trabalho de regularização fundiária da ocupação, que receberá o nome de Bairro Elísson Prieto. Ao todo, cerca de 2,5 mil famílias vivem no terreno de 63 hectares, ocupado irregularmente, desde o início de 2012, por famílias do Movimento Sem Teto do Brasil (MSTB).

"Demorou muito, foi preciso muito tempo para que a gente chegasse até aqui. Foi preciso que Minas Gerais elegesse um Governo comprometido com a luta dos pobres, que é isso que nós somos. Nós só estamos aqui para ajudar a melhorar a vida das pessoas. Se não fosse por isso, não teria motivo para estarmos aqui", completou o governador Fernando Pimentel.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Élisson Prieto, Mineia Nunes de Souza, ressaltou a luta da comunidade na busca por melhores condições de vida e de moradia. "Hoje é um dia de vitória, graças à nossa união, à nossa insistência e à nossa dedicação e ao nosso governador, que teve sensibilidade e humanidade para ver o Glória como algo importante para o seu Governo", agradeceu.

O diretor-presidente da Cohab-MG, Alessandro Marques, lembrou do papel importante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), responsável por doar o terreno onde vive a comunidade. "Somente quem vive no Glória sabe da importância desse momento", disse.

A execução do cronograma será iniciada ainda em maio pela Cemig, a partir de levantamento de campo. A previsão é que as obras sejam iniciadas em setembro. Além das instalações elétricas na comunidade do Glória, a Cemig também fará ações voltadas para eficiência energética, fazendo a substituição de 10% de geladeiras em pior estado, a troca de lâmpadas atuais por LED e de chuveiros elétricos por eletrônicos para as famílias com mais de cinco moradores.

A comunidade contará com palestras educativas e orientação sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica. As famílias em condições de receber o benefício serão cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica.

HISTÓRICO - O Glória é uma ocupação urbana do município de Uberlândia localizada às margens da BR-050. A área pertencia à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que aprovou, em março de 2017, a doação do terreno para o poder público. A partir de então, o Governo estadual manifestou o interesse em proceder com a regularização fundiária do local. Hoje, cerca de 15 mil pessoas vivem na comunidade.

Também estiveram presentes na cerimônia, o presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga; o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; os deputado Odair Cunha (federal) e Adelmo Leão e Leonídio Bouças (estadual, além de moradores da Comunidade do Glória, lideranças políticas, prefeitos e vereadores da região.